Filhos de emigrantes: Tudo que precisas saber para estudar em Portugal
Aqui podes aceder à informação simplificada. Dá uma vista de olhos sobre as perguntas frequentes.
MUITO IMPORTANTE!!! Os estudantes que realizaram o ensino secundário no estrangeiro podem requerer a substituição das provas de ingresso por exames finais de disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro (Artigo 20°-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98). Aconselha-se que solicitem o conteúdo programático das disciplinas que vão utilizar como provas de ingresso (ver mais informação aqui)
Informa-te sobre o contingente especial para filhos de emigrantes, através do qual podes aceder a 7% das vagas de todos os cursos portugueses. Mas presta atenção que os estudantes que pretendam candidatar-se ao ensino superior público pelas vagas deste contingente especial, têm que realizar uma candidatura online ao concurso nacional de acesso, devendo antes fazer os exames nacionais que servirão de provas de ingresso e ter em atenção se é necessário realizar antecipadamente os pré-requisitos, sendo que são obrigatórios para alguns cursos.
Vê mais em baixo a informação sobre o calendário de realização dos exames nacionais que se realizam entre maio e junho e servem de provas de ingresso para os cursos superiores. Informa-te ainda sobre os pré-requisitos e outros requisitos de acesso ao ensino superior em Portugal, sendo que alguns cursos exigem a realização de pré-requisitos.
MUITO IMPORTANTE!!!
Não guardes para a última da hora a recolha da informação sobre os cursos para os quais pretendes concorrer. Verifica se exigem a realização de pré-requisitos, normalmente realizados entre entre fevereiro e março, sendo que todos os estudantes têm de cumprir com os requisitos necessários para aceder aos respetivos cursos, seja no público como no privado.
Os pré-requisitos e exames nacionais são realizados mediante este calendário que é publicitado todos os anos. Podes ainda baixar o calendário do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.
Relativamente às Universidades Privadas, cada uma tem os seus calendários e procedimentos, mas todos os estudantes têm de traduzir e reconhecer o certificado do 12.° ano e ter realizado o exame nacional / provas de ingresso e pré-requisitos que são exigidos para cada curso. Mais em baixo pode ser pesquisado cada curso e lá contém a informação sobre as provas de ingresso e/ou pré-requisitos que cada um exige.
Baixa aqui aplicação móvel (APP) para te manteres sempre informado:
1° Escolhe a Universidade por distrito de preferência, por ensino público ou privado e pesquisa sobre os cursos que preferes (podes candidatar-te até 6 opções / cursos / universidades / institutos públicos.
2° Nas Universidades Privadas podes candidatar-te a todos os cursos para os quais reúnas os pré-requisitos e as provas de ingresso.
Deves prestar atenção às médias, aos pré-requisitos e às provas de ingresso que tens de fazer antes para poderes concorrer e ingressar. Ao pesquisares sobre cada uma das universidades / curso, irás descobrir se exigem pré-requisitos e que exames / provas de ingresso precisas de fazer para poder concorrer.
3° Os Exames do ensino secundário que servem de prova de ingresso são realizados nas escolas secundárias, ainda antes de terminar o ano letivo (maio ou junho).
Guia Geral de Exames / Provas de Ingresso
4° Depois de terminares o ensino secundário num dos países da Europa ou noutros países estrangeiros, deves fazer o seguinte:
a) Traduzir o certificado de habilitações num tradutor oficial reconhecido por Portugal. Se realizaste algum exame estrangeiro que pretendes utilizar como prova de ingresso, deves igualmente validar e traduzir o conteúdo programático desse exame.
Onde encontrar um tradutor oficial?
Informe-te junto da DGES e das Embaixadas ou Consulados.
CUIDADO!!! Não te deixes enganar por agências não reconhecidas. Informa-te sobre os serviços e tradutores reconhecidos.
5° Depois de teres os documentos traduzidos e reconhecidos, deve requerer as respetivas equivalências.
Como obter a equivalência ao 12.° ano de escolaridade? Dirige-te a uma escola secundária com o certificado estrangeiro já traduzido e reconhecido com a Apostila de Haia e requer a equivalência.
Consulta ainda a informação sobre o Concurso Especial para estudantes internacionais.
6° Para tratares da equivalência ao 12.° ano, algumas escolas secundárias exigem que sejas tu próprio a tratar do requerimento e depois do levantamento da equivalência. Deves ter contigo o teu Cartão de Identidade.
7° Para tratares da documentação em Portugal podes nomear um familiar ou amigo que seja teu procurador, mas para isso deves dirigir-te à Embaixada ou Consulado e emitir uma procuração em nome dessa pessoa e com indicação específica para esse efeito.
8° Informa-te junto da DGES, das Escolas Secundárias e das Universidades a que pretendes concorrer se podes tratar do processo pela internet. No entanto, posteriormente, deves mostrar os originais a essas instituições.
》》Calendário das Universidades/Institutos Públicos
》》Universidades e Institutos Privados